Um dos maiores desafios de quem quer ter equipamentos para treino funcional é descobrir quais são de boa qualidade e realmente vão atender às necessidades.

Equipamentos para treino funcional: conheça os principais e suas funções
Com tantas opções disponíveis, existe o grande risco de investir um bom dinheiro sem ter o retorno esperado no corpo. Principalmente se não for bem orientada por um profissional de educação física.
Mas você não precisa passar por esse processo de escolha sozinha. Pode contar com a gente para conseguir as melhores dicas de equipamentos para esse tipo de treino. Leia o post completo!
O que é treino funcional?
O treino funcional melhora a capacidade do corpo fazer os movimentos do dia a dia de forma eficiente e sem causar lesões. Ele não se concentra em músculos específicos, mas sim na integração de vários grupos deles ao simular ações que devem ser realizadas diariamente, como: levantar objetos, agachar, empurrar, puxar e girar.
Quais são as vantagens do treino funcional?
Existem várias vantagens ao fazer treino funcional. Algumas delas são: melhorar a coordenação motora, o equilíbrio, a estabilidade e a flexibilidade. O corpo sofre com menos lesões e a pessoa ganha mais qualidade de vida. Veja em detalhes:
1. Aumento da flexibilidade e mobilidade
Os movimentos funcionais são diversos e estimulam a flexibilidade. O resultado é que o corpo ganha uma maior capacidade de fazer movimentos amplos e variados.
2. Aprimoramento do equilíbrio e estabilidade
Vários exercícios funcionais precisam fazer com que a pessoa consiga controlar bem o equilíbrio. Ao fazer isso, ela evita o risco de quedas e lesões.
3. Desenvolvimento da força global
A musculação isola grupos musculares, mas o treino funcional não. Na verdade, ele integra e oferece uma força mais equilibrada em todo o corpo.
4. Maior eficiência no gasto calórico
Quando a pessoa faz o treino funcional, ela ativa vários grupos musculares ao mesmo tempo e aumenta o gasto calórico. Essa perda é até maior se formos comparar com os exercícios localizados, como é o caso da musculação. Por isso, o treino funcional é a escolha perfeita para quem busca controlar o peso e a composição corporal.
5. Melhoria da coordenação motora
Como o treino funcional faz movimentos complexos que precisam da coordenação entre diferentes grupos musculares, a pessoa ganha mais habilidade para realizar atividades do dia a dia.
-
Saiba também: Como treinar em casa? 12 dicas para começar agora mesmo!
Quais são as 3 fases que compõem um treino funcional?
O treino funcional geralmente é dividido em três fases:
1. Fase de aquecimento
O primeiro passo é preparar o corpo para o exercício. É preciso fazer atividades leves para aumentar a temperatura corporal, a circulação sanguínea e a amplitude do movimento das articulações. Alongamentos dinâmicos e exercícios cardiovasculares leves são alguns dos mais indicados.
2. Fase do treino funcional
Como o próprio título diz, é aqui que a pessoa vai de fato fazer o treino funcional. Dependendo da aula, a pessoa pode fazer agachamento, levantamento de peso, exercícios com cordas entre outras atividades.
3. Fase de resfriamento e alongamento
Logo depois que o treino acaba, é preciso permitir que o corpo retorne aos poucos ao estado de repouso. O mais indicado, nesses casos, é fazer exercícios de alongamento estático. Eles proporcionam flexibilidade e reduzem a tensão muscular.
Como escolher bem os equipamentos para o treino funcional?
Tudo vai depender do seu objetivo e nível de condicionamento físico. Também é importante buscar a orientação de um profissional. Se você seguir esses passos, o treino funcional pode ser uma ferramenta poderosa para o seu bem-estar.
Equipamentos para um treino funcional
Existem diversos equipamentos que podem ser utilizados em um treino funcional para diversificar os exercícios e intensificar o treinamento. Alguns dos mais comuns são:
1. Kettlebell
É uma bola de ferro fundida com uma alça. Ela é usada em vários exercícios que envolvem movimentos de balanço, levantamento e rotação. É excelente para desenvolver força, potência e coordenação.
2. Corda naval
É uma corda grossa e pesada que pode ser usada em atividades que precisam de força, resistência e coordenação. Ela é frequentemente utilizada para exercícios de ondulação, puxada e arrasto.
3. Halteres
Com os halteres, é possível fazer vários exercícios que trabalham diferentes grupos musculares. Eles podem ser utilizados para treinar membros superiores e inferiores e oferecem a possibilidade de variação de carga.
4. Cones de treinamento
Os cones são versáteis e podem ser usados para criar percursos ou demarcar áreas de treino. Eles são úteis para atividades que envolvem agilidade, velocidade e mudanças de direção.
5. Mini Jump (trampolim de tamanho reduzido)
É usado para exercícios de salto e coordenação. Ele dá um impacto menor nas articulações em comparação com saltos em superfícies rígidas e é uma opção segura para treinos de alta intensidade.
Equipamentos perfeitos para o seu treino!
Para quem tem uma academia ou quer fazer os seus treinos em casa, a Konnen Fitness tem diversos equipamentos de ponta e com excelente qualidade. Conheça nossa loja!