Saiba o que é uma academia low cost, como funciona e seus diferenciais. Veja se esse modelo é ideal para seu investimento!

Academia Low Cost: o que é, como funciona e diferenciais
A verdade é que a academia low cost é uma tendência mundial que vem crescendo no Brasil, mas o que exatamente isso significa? Algumas pessoas acham que é o mesmo que oferecer para o aluno uma experiência de “segunda categoria”, mas não é bem isso.
Bom, se você tem dúvidas sobre esse assunto, veio ao lugar certo! Leia o post do blog e veja se essa pode ser a opção ideal para você investir!
O que é academia low cost?
Uma academia low cost oferece os serviços básicos a preços mais acessíveis, mas sem comprometer a qualidade dos equipamentos. O foco é otimizar os custos operacionais e oferecer o que realmente importa: um bom treino.
→ Leia também: Franquia de academia: vale a pena investir?
Como é o modelo de negócio de uma academia low cost?
O modelo low cost elimina custos que não impactam diretamente a experiência do aluno no treino. Isso significa que elas oferecem menos luxo, ou seja, a pessoa não vai encontrar uma sauna, piscina ou aulas com personal trainer incluídas no pacote básico.
O foco está nos equipamentos de qualidade e no ambiente funcional para treinos, com flexibilidade para quem deseja pagar por serviços adicionais à parte.
→ Saiba mais: Catraca para academia: para que serve e quais suas vantagens
Qual é a diferença entre academia low cost e academia tradicional?
As tradicionais colocam uma série de serviços no valor da mensalidade, como: aulas de ginástica em grupo, nutricionistas e spas. Já as academias low cost focam no essencial: equipamentos modernos, ambiente agradável e preços competitivos.
→ Você vai gostar de saber: Avaliação física na academia: guia completo para implementação
Low cost não é low price!
Como dissemos na introdução deste texto, as academias low cost não estão vendendo uma experiência de segunda categoria. Elas simplesmente priorizam o que é essencial para o treino. O preço mais acessível é resultado de um modelo de negócios enxuto, mas que continua oferecendo qualidade nos serviços principais.
→ Não perca essa leitura: Os 7 melhores equipamentos para treino de pernas para donos de academias
Como montar uma academia low cost?
Montar uma academia low cost envolve planejamento cuidadoso. Para isso, você pode contar com a experiência aqui da Konnen Equipamentos Fitness. Nós temos mais de 10 anos de experiência e equipamentos em mais de 4.600 academias de todo o Brasil.
Para você começar, veja o passo a passo:
1. Defina o público-alvo da academia low cost
O primeiro passo é entender quem serão os seus alunos. Academias low cost geralmente atraem pessoas que querem treinar pagando menos e não precisam de luxos, como: saunas ou aulas de alta performance.
2. Escolha o local certo
O local da academia é essencial para o sucesso. Procure áreas com bastante movimento de pessoas e de fácil acesso, seja por transporte público ou carro. O espaço deve ser suficiente para comportar os equipamentos, mas sem exageros que aumentem o custo de aluguel.
3. Invista em equipamentos multifuncionais
Evite comprar equipamentos de academia usados e invista em opções multifuncionais. Eles são ótimos, porque permitem vários exercícios em um, o que economiza espaço.
Essas são algumas opções que podem ser uma boa para o seu espaço fitness:
Principais equipamentos de uma academia low cost
E muitos outros equipamentos disponíveis aqui na Konnen Equipamentos Fitness.
4. Reduza custos operacionais
Manter os custos baixos é fundamental no modelo low cost. Automatize o máximo que puder, desde o controle de entrada até o pagamento das mensalidades. Usar um bom sistema de gestão vai ajudar a cortar gastos com equipe e ainda melhorar a experiência dos seus alunos.
5. Crie um ambiente agradável e funcional
Mesmo sem luxos, o ambiente da academia precisa ser bem planejado. Mantenha tudo organizado, com boa iluminação e ventilação adequada. Um espaço confortável e funcional faz toda a diferença para que os alunos se sintam bem durante o treino.
Ah, e se você não sabe como dispor bem os equipamentos no espaço disponível da sua academia, a nossa equipe pode te ajudar a aproveitá-lo o máximo possível. Entre em contato para saber mais sobre esse serviço.
6. Simplifique sua estrutura de preços
No modelo low cost, simplicidade é tudo. Crie planos de preços diretos, sem complicação e sem taxas escondidas na mensalidade da academia. Ofereça opções para que os alunos possam adicionar serviços extras, como: aulas especiais ou acompanhamento de personal trainer.
7. Aposte no marketing digital
Divulgue o seu negócio com estratégias de marketing para academias. Crie campanhas online direcionadas ao público da sua região e destaque os benefícios da academia low cost: bom preço, flexibilidade e equipamentos de qualidade.
8. Contrate uma equipe eficiente
Uma equipe enxuta, mas bem treinada é essencial para o sucesso da sua academia. Busque profissionais que possam realizar várias funções, desde atendimento até a manutenção básica dos equipamentos.
9. Use um bom sistema de gestão
Automatizar os processos internos da academia vai economizar tempo e dinheiro. Um sistema de gestão pode ajudar com o controle de acesso, pagamentos, finanças e a comunicação com os alunos. Assim, você consegue manter a operação organizada e eficiente.
Comece a sua academia low cost agora mesmo
Encontre o que há de melhor em sofisticação, qualidade e tecnologia avançada para montar sua academia. Temos os melhores equipamentos de cardio, musculação, peso livre, estações e acessórios de marcas renomadas, como: Impulse e Rockit. Fale com a gente e facilite a criação do seu espaço fitness!